sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Utilizando as Redes Sociais na Educação



Antes de falarmos sobre a utilização das Redes Sociais na Educação, vamos entender um pouco do que se trata a utilização de recursos tecnológicos (informática) na educação.


Primeiramente temos que entender que utilizar tecnologia na educação não se resume ao simples uso de equipamentos tecnológicos. Vejam o exemplo do vídeo abaixo.



Bem... parece que não se trata só de tecnologia, não é mesmo?
Utilizar as redes sociais na educação não é diferente, é muito importante que o professor esteja capacitado para organizar e mediar a utilização de todas as ferramentas que estão disponíveis nas redes sociais, ao contrário do que muitos podem pensar, o ator principal não é a rede social com todos seus recursos tecnológicos, e sim o professor, que vai estar capacitado a orientar e mediar a utilização de todos esses recursos de maneira a tirar o melhor proveito possível, otimizando o acesso as informações e aos recursos de interatividade.

Depois dessa minha pequena explanação sobre a utilização de redes sociais na educação, convido os colegas de curso a refletirem e opinarem nos comentários do blog sobre os
PONTOS POSITIVOS e PONTOS NEGATIVOS da utilização das redes sociais na educação.


9 comentários:

  1. Amei esse Blog. Ainda não cheguei a esse estágio de sofisticação mas você está me mostrando que é possível.
    Gostei muito do visual da página, além do conteúdo, é claro!
    Leyla Abrantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil começar, mas com a ajuda do google fica até divertido. Boa sorte com o seu. Abraço!

      Excluir
  2. Boa tarde!



    Concordo com sua questão que não devemos utilizar as novas tecnologias como mero reprodutor do que marcava a aula do passado.

    As tecnologias devem gerar uma mudança qualitativa na Educação.

    e respondendo a questão dos pontos positivos e negativos do uso das tecnologias na Educação, proponho dois pontos:

    Como ponto positivo destaco o fato de conseguir gerar trocas educacionais de indivíduos que estão geograficamente muito distantes.

    Já como negativo destaco o fato da importância da convivência física de alunos para a produção de laços de afetividade.

    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Isaac! Só lembrando que o uso das tecnologia não se restringe a EAD, no ensino presencial ela é extremamente proveitosa, mas é claro que ainda sim existem diversos ponto negativos, como o acesso as tecnologias e as diversas distrações provocadas por computadores conectados a internet durante uma aula.

      Excluir
  3. Boa tarde! Gostei muito do blog e a discussão é válida, pois não basta utilizar as ferramentas tecnológicas, pois o profissional deve estar capacitado e ter domínio sobre a melhor utilização para atingir seus objetivos. Parabéns! Abraço. Alessandra R. do Nascimento.

    ResponderExcluir
  4. Olá bom dia.
    um excelente texto para pensar as possibilidades das redes sociais na Educação. Um fator que considero de bastante importância é a preparação e o planejamento para o uso em sala de aula. Talvez um curso possa estabelecer este um uso adequado das Redes Sociais. O fator humano deve ser considerado. A tecnologia deve ser usada para a aproximação e não distanciamento.

    ResponderExcluir
  5. Este texto traz a nós professores não somente a reflexão sobre a Educação Tecnológica, mas principalmente nos debruçarmos um pouco sobre o que pode ser ou não considerado educação tecnológica. O simples fato de utilização da tecnologia não o transforma em algo efetivamente moderno, atual. A bem da verdade, o que a geração atual procura é simplesmente maior interação e espaço para a troca de ideias, uma vez que o acesso a informação é algo muito comum para os estudantes atualmente.

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana seu blog, companheiro.
    Estou realizando essa atividade de reposição e espero chegar próximo ao que você fez!

    Com o advento do meio técnico-científico e informacional e a propagação da internet facilitando a comunicação, as redes sociais são instrumentos facilitadores do processo educativo. No entanto, não deve ser exclusiva no processo de ensino e aprendizagem, visto que nem todos tem acesso ou disponibilidade em acessar o tempo todo.

    ResponderExcluir